Resumo parcial do Livro - Fundamentos da filosofia
(Paginas
134 – 137)
71. O problema do conhecimento se antepõe ao
metafísico.
É no pensamento moderno que
se propõem, antes de apresentar o problema metafísico, outro problema prévio: o
problema de como evitar o erro; se há de descobrir para aplicá-lo de sorte a não cometer erros; da
capacidade que tem o pensamento humano para descobrir a verdade; se o
pensamento humano pode ou não descobrir a verdade; dos caracteres que um
pensamento haja de revestir para ser verdadeiro. Ou seja, uma série de
problemas que os filósofos denominam de "teoria do conhecimento".
A característica do pensamento moderno
é que começa por uma epistemologia,
por uma teoria do
conhecimento. E começa por aí porque o pensamento moderno germina depois de um
longo passado histórico. Surge e se desenvolve no século XVI. O pensamento
humano não é nunca, em nenhum instante, a-histórico, fora do tempo e do espaço.
O pensamento moderno tem que começar por uma teoria do método, por uma
teoria do conhecimento. E os primeiros alvores do pensamento moderno são
constituídos por estudos sobre o método. Antes de Descartes existe um certo
número de obras sobre o método. Existem ensaios de filósofos anteriores a
Descartes que tomam como principal objeto de meditação a procura e a
excogitação de um método apropriado. O inglês Bacon de Verulam escreveu o Novum Organum, um novo método
mais ou menos complicado para evitar os erros e descobrir a verdade.
Assim, o problema se recoloca para
Descartes em como descobrir a verdade?
E por que pergunta Descartes como descobrir a verdade? Pois pergunta porque as
verdades que até agora vinham valendo não valem mais; revelaram-se falsas.
Houve, para duvidar delas, motivos poderosos. Por conseguinte, o que vai
interessar agora ao pensamento é achar uma só verdade, mas que seja
absolutamente certa, da qual não se possa duvidar. O que interessa ao
pensamento moderno é a indubitabilidade;
é que aquilo que não possa ser posta em dúvida.
72. A dúvida como método.
Descartes busca uma verdade que não
possa ser posta em dúvida. Ele converte a dúvida em método aplicando-a como uma
peneira e então exige das verdades não somente que sejam verdadeiras, mas
também que sejam certas. Se preocupa somente em buscar a certeza, e o critério
de que se vale é a dúvida. A dúvida se converte, pois, em método; e o que se
tenta aqui descobrir é uma proposição que não dubitável.
Neste plano (de não se interessar
pela quantidade do conhecimento, mas de obter mesmo que seja um só, mas
indubitável) a marcha do pensamento cartesiano não pode ter mais que um destes
dois resultados: ou encalhar na esterilidade completa, ou chegar a descobrir
algo completamente novo: o imediato. Ele tinha que descobrir o imediato, ou
fracassar na sua empresa. Com efeito, descobriu o imediato.
73. Existência indubitável do pensamento.
Um conceito é verdadeiro quando o
que o conceito diz e o que a coisa é, coincidem. No sistema aristotélico nossa
relação com as coisas é mediata, porque está fundada num intermediário e esse
intermediário é o conceito (O conceito nos serve de intermediário entre nossa
mente e as coisas. ‘"Mediante" o conceito conhecemos as coisas). Como
nosso conhecimento era mediato, o conhecimento aristotélico era sempre discutível,
porque sempre nos cabia discutir se o conceito se ajustava ou não se ajustava à
coisa. Visto que a verdade do conceito consistia em ajustar-se o conceito e a
meditação.
O que Descartes busca é um
conhecimento que não ofereça o espaço à dúvida. Que coisa há tal que não
necessite eu um conceito entre mim e ela? Que coisa há capaz de ser conhecida
por mim com um conhecimento imediato, com um conhecimento que não consista em
interpor um conceito entre mim e a coisa? Pois bem: o único elemento capaz de
preencher essas condições de imediatismo é o pensamento mesmo, nada mais. Se eu
considerar que todo pensamento é pensamento de uma coisa, eu poderei sempre
duvidar de que a coisa seja como o pensamento a pensa. Mas se eu dirigir meu
interesse e meu olhar não à relação entre o pensamento e a coisa, mas à relação
entre o pensamento e eu; se tomar o próprio pensamento como objeto, então aqui
já não poderá penetrar a dúvida. A dúvida pode instalar-se no problema da
coincidência do meu pensamento com a coisa; mas não pode e nem tem morada
possível no pensamento mesmo. O fenômeno de coincidência, o pensamento mesmo, é
indubitável. O dubitável é que o pensamento coincida com a coisa que está atrás
dele. Mas no pensamento mesmo a dúvida não tem sentido.
Descartes responde as perguntas da
metafísica:” que é o que existe? quem existe?” da seguinte forma : existe o
pensamento; existo eu pensando; eu e meus pensamentos, porque a única coisa que
há para mim de imediato é o pensamento; por isso não o posso pôr em dúvida. O
que posso pôr em dúvida é o que está além do pensamento; o que não atinjo mais
que "mediante" o pensamento. Mas aquilo que sem mediação alguma posso
ter na mais íntima posse é algo do qual não posso duvidar; não posso duvidar de
que tenho pensamentos. Se fizermos a hipótese do gênio maligno dedicado a
enganar-me, e que se me engana é porque penso. Se os pensamentos que tenho
forem todos eles falsos, é certo que tenho pensamentos. Eis aqui o problema da
indubitabilidade, ou seja o problema da teoria do conhecimento; e logo a
procura traz a verdade indubitável e o obriga a fazer um giro de conversão para
encontrar a única coisa indubitável, a única rigorosamente indubitável, que é o
pensamento mesmo. Posso pensar que estou sonhando, que nada do que penso é
verdade; porém, é verdade que eu penso. Eu posso estar enganado por um gênio
maligno; porém, se estiver enganado, os pensamentos falsos que este gênio
introduziu em mim são pensamentos, eu os tenho.
A filosofia moderna dá uma resposta
ao problema da metafísica. ”Quem existe? Eu e meus pensamentos. Então, por
acaso o mundo não existe? É duvidoso”. Isso é grave porque agora acontece que
se exige de nós uma atitude mental completamente diferente da natural e
espontânea. Espontânea e naturalmente todos acreditam que as coisas existem,
por exemplo: a lâmpada existe, porque eu tenho o conceito de lâmpada em geral.
Todos acreditamos que o mundo exista, ainda que eu não exista. Porém, agora se
nos propõe uma atitude vertiginosa, nada menos que isto: a única coisa de que
estamos certos que exista sou eu e meus pensamentos; e que é duvidoso que além
dos meus pensamentos existam as coisas. Esse problema para a filosofia moderna é
gigantesco, porque agora a filosofia não tem mais solução senão tirar as coisas
do "eu".
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