Robert Dahl
Ele
é um autor contemporâneo, sendo que ele é importante na ciência polÃtica porque
ele tenta responder a questão: “o que faz uma democracia durar?”, “o que tem em
uma sociedade para que o governo seja considerado, efetivamente, democrático?”
e o Dahl traz uma novidade dizendo que as explicações às dadas a democracia
estavam relacionadas até então com questões que não faziam parte da democracia
ou do estado. Relacionava-se muito o Capitalismo pela democracia, só que o
capitalismo não depende da democracia um bom exemplo disso é a china. Mas é
fato que todo sistema democrático é capitalista.
Era
dito na época em que Dahl escreveu esse livro, década de 60, que: “no
capitalismo o desenvolvimento econômico é fundamental para que se tenha uma
democracia”. Sendo que é fundamental porque para uma democracia funcionar
realmente bem, você precisa de um patamar mÃnimo de bens materiais para pensar
de forma democrática (essa era a tese), ou isso, ou a democracia teria que
estabelecer padrões culturais tais que, se você não tiver essa cultura você não
vai implementar essa democracia. Ou por questões sócias econômicas, por
exemplo, a desigualdade social, em que um pais que tenha uma desigualdade
social muito elevada não conseguirá funcionar muito bem e assim vai.
O
que Robert Dahl vai fazer nesse texto é mostrar que para um paÃs ser
democrático, ele precisa de instituições democráticas e que se você tem
instituições democráticas, você consegue estabelecer democracia independente do
resto (cultura, economia, desigualdade social etc.). Ele fala que a democracia
é um valor em si.
O Robert fala também
que a democracia é algo que pode ser feito em si mesmo porque para estabelecer
uma democracia à única coisa importante é o estado democrático, o resto é
resto. Ele vai falar que para se ter um Estado democrático, vamos precisar:
·
Poder formular suas preferencias (quando
não concordar com algo, ter poder de criar algo)
·
Poder exprimir suas preferencias
(liberdade de expressão/ direito ao voto)
·
Ter suas preferencias igualmente
consideradas na conduta do governo.
A
democracia não é alguma coisa que acontece na sociedade que dependa das
caracterÃsticas sociais daquele povo, mas sim de como se é organizado o Estado
para permitir ou não que as pessoas deem preferências exprimam essas
preferencias e que elas sejam consideradas pelo governo.
É
importante que haja na sociedade pessoas que tenham pensamentos crÃticos e que
com isso divulguem as informações. Dahl diz que não saudável para uma
democracia ter informações através de um só ponto, mas sim de vários porque
assim as informações chegam sem serem totalmente manipuladas.
Ai
ela dá o exemplo do Aborto:
Ã
Você é a favor do aborto? (75% positivo)
Ã
Você é a favor que a mulher que comete aborto seja criminalizada?
E
mostra que as informações podem ser manipuladas e a diversidade de informações
é bem melhor.
Olhar a requisitos para que a democracia
funcione.
É importante também que todas as
pessoas possam se eleger, porque se começar a restringir e você tiver uma ideia
boa, as pessoas vão dizer que você não pode se candidatar, então é importante
que qualquer um possa se eleger de forma livre. (olhar
a tabela, acho que é mais interessante e vc vai aprender mais com ela).
Robert Dahl analisa o que foi
acontecendo com os Estados para eles se tornarem democráticos. Para ele o ponto
é “O que uma democracia precisa para durar?”.
Em princÃpio, os Estados mundo a
fora partiram daquilo que ele chama de hegemonia fechada, ou seja, Estado em
que alguém detém a hegemonia do poder e ninguém mais pode contestar os atos do
Estado publicamente sendo que ninguém pode participa do processo decisório. Via
de regra, todos os Estados do mundo partiram do principio “eu mando e você
obedece”. Resumindo, a hegemonia fechada é onde eu mando e os outros obedecem.
Hegemonias
Fechadas Ã
Oligarquias competitivas
Onde foi mudando alguns
conceitos, dizendo que a imprensa era importante, liberdade de expressão etc.,
mas quando isso mudou, as pessoas não participavam muito, tanto que na França
em 1882 somente 0,3% participava.
Hegemonias
Fechadas Ã
Oligarquias competitivas à Poliarquias
Poliarqua é um lugar onde se
pode contestar publicamente e tem participação. Então, essas oligarquias
competitivas foram sendo ampliadas até se tornarem poliarquias. Dahl fala em Poliarquia porque a
democracia é um conselho complicado, tem muita gente que fala em “n” questões
de democracia que não faz objetos exatamente daquilo que está sendo analisado,
ou seja, o Estado, por exemplo: Os próprios sociais democráticos diziam que
para que possa haver liberdade democrática é preciso um patamar mÃnimo de
igualdade entra as pessoas, e que se não tiver esse patamar mÃnimo entre as
pessoas, não tem democracia, ou seja, trocou voto por feijão, não tem
democracia. O Dahl fala que se ele colocar a palavra democracia, ele vai
colocar toda uma discussão que esse modelo não se sabe se é efetivamente uma
democracia, mas ele não quer discutir isso, mas sim o que aconteceu com os
Estados dos séculos XIX para o XX que hoje chamamos de Democracia. E ele fala
que o que aconteceu é que eles foram liberalizando a contestação publica e
depois eles foram incluindo as pessoas no processo decisório até se tornarem
uma Poliarquia. Então uma Poliarquia é um estado onde você pode Contestar
publicamente os atos do Estado e onde as pessoas participam do Poder. Foi esse
o Processo histórico que construiu o Estado Moderno.
Ondas de inclusão no sistema brasileiro:
è 1ª
foi de Getúlio
è 2ª
foi dos militares
Ele diz que qualquer modelo do mundo se
encaixa nessa ilustração, a lógica para medir se aquela sociedade segue a
poliarquia, deve-se ver se as pessoas podem participar da decisão publica ou
não.
Democracia são
instituições que garantem os direitos das pessoas, defendendo o propósito de todas
as pessoas, sendo que todas devem ser tratadas de forma igualitária.
Dahl
fala que para se ter poliarquia, é preciso ter liberdade de contestação pública
e participação em ambos os nÃveis: nacionais e subnacionais. Veja a tabela
abaixo.
Você não consegue efetivamente ter
uma poliarquia se você consegue contestar no Brasil, mas não no senado e nos
partidos. Ai ele diz que você pode ter em regime nacional um grau de
participação e liberalização auto ou baixo e nas organizações subnacionais você
também pode ter isso auto ou baixo.
Ela fala que os regimes
integralmente "liberalizados" ou "competitivos" os dois são
altos. Tanto nas organizações subnacionais quanto nos regimes nacionais. Tem
que ter democracia em todas as estancias do Estado e principalmente ter uma
central.
O maior Problema à Robert Dahl vai dizer que para si pra ter isso
tudo aqui, ou seja, que para os Estados se tornarem Poliarquias em todos os
nÃveis é preciso essas coisas, o que faz, com que uma vez que esses Estados se
tornem Poliarquias, com que eles continuem como Oligarquias? O que garante que
regimes democráticos sejam democráticos a todo povo. E ele explica levando em
conta como os atores polÃticos atuam dentro do estado.
* A probabilidade de que o regime funcione.
Custo de repressão Ã
Quanto custa para que os atores polÃticos que estão no poder reprimirem a
oposição? Se custar muito auto você não vai fazer nada, vai deixar ela
reprimir, agora se for baixo, ai você vai destruir essa fonte de repressão. Hoje
no Brasil se o PT for tentar reprimir o PSDB, ele perde o poder porque é muito
caro. Custo de tolerância é porque como o nome já diz é o custo para tolerar a
oposição. Quando a oposição me enche demais o saco, não me deixa governar e
talz, eu não governo então tenho que destruir a oposição.
Para que a Democracia funcione,
precisa-se de um custo de repressão alto e um custo de tolerância baixa. Se não
for assim, a democracia não funciona.
Ele fala que quando a democracia não
funciona a culpa é das instituições e quem esta no poder só quer poder, nada
mais. A democracia é um valor em si mesmo, e ele faz referencia a democracia
liberal.
Uma sociedade que implementa boas
relações democráticas desenvolve uma participação maior do povo quanto ao
poder. Vai sendo criada uma cultura cÃvica nas pessoas, mesma que seja
implantada uma polÃtica democrática em um paÃs onde as pessoas estavam
acostumadas com o Estado autoritário quanto ao ponto de vista cultural.
Para se tornar um bom cidadão você
precisa da democracia
Quanto a Economia
Em paÃses onde há a democracia com a
economia, tem-se a distribuição de renda onde tende-se a não haver
privilegiação de grupos de forma ilegal, quer dizer o próprio sistema polÃtico
é fundamental para compor uma sociedade justa. Não existe outra forma de complementar
um sistema polÃtico moderno.
Ele fala em grande medida que o
sistema polÃtico não depende das outras coisas, ao contrário, são as outras
coisas que dependem desse sistema.
Isso não esta no texto
Da
mesma forma que ele vai dizer que a briga toda do século XX foi essa aqui, a
grande questão do século XX foi como transformar hegemonias fechadas em
poliarquias. Ou como transformar Oligarquias competitivas em Poliarquias. Ou
como transformar hegemonias inclusivas em Poliarquias. Ele vai dizer que essa
briga estava relacionada a duas coisas:
·
Contestação Publica;
·
Participação.
A
teoria dele é mais do século XIX, e para que as teorias dele fossem aceitas,
tem toda uma briga, por isso foram aceitas de fato no século XX, em compensação
começou a emergir um outro problema no século XX, que estaria relacionada com
liberdade, que seria a igualdade. Não adiante ter um sistema de contestação
publica nem de participação se tiver gente morrendo de fome. Será que é tão bom
para a sociedade garantir a liberdade, se para garantir a nossa liberdade vai
ter que matar um ou outro de fome? Ou fazer com que elas passem a vida inteira
na miséria? Então começou a se criar um debate bastante significativo no século
XX que veio primeiro a bater frente com o liberalismo, mas o que começou a
acontecer no século XX é que alguns estados começaram a privilegiar a igualdade
independentemente da liberdade (ai ela retoma o exemplo dado em outra aula, em
que se fossemos nascer aqui ou na Cuba, todavia no Brasil como pobres e na Cuba
como ricos, qual escolherÃamos? Em que a maioria de nós preferiria a Cuba.)
O que começou a acontecer no século
XX é alguns paÃses começaram a escolher a igualdade sem se importar com a
liberdade, pois acreditavam que a forma mais justa de se viver em Sociedade
seria com a Igualdade. Outros paÃses começaram a privilegiar a liberdade se
esquecendo da igualdade e a dizer que a forma mais justa de se viver é com base
na liberdade. Ele fala que o lugar perfeito seria o mesmo termo dos dois
(Noruega, Finlândia, Canadá etc.).
Recomendo
a leitura desse texto pois a aula foi muito confusa.
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