domingo, 24 de março de 2013

Direito e Economia – Aula 01 – Introdução a Ciência Econômica.



Direito e Economia – Aula 01

Introdução a Ciência Econômica.

Questões do dia-a-dia da economia que sempre ouvimos falar:

  è Uma das questões que são mais importantes e que ninguém pode escapar é com relação ao aumento de preços dos bens e serviços consumidos pelas pessoas de maneira geral. Esse aumento de preços é denominado inflação. Essa inflação é um fenômeno econômico, representando o aumento generalizado dos bens de serviço, não sendo pontuais. Isso nos afeta porque reduz o nosso poder de compra, ou seja, aquilo que podíamos comprar antes, agora deixamos de comprar, ou melhor, temos que trabalhar mais para poder comprar tudo aquilo que antes podíamos comprar. Geralmente, os funcionários querem que o salário seja um pouco maior que o da inflação, aumentando, assim, em termos reais, o poder de compra da economia. Quando não há o reajuste, significa que houve uma perda no poder do real. Isso afeta todas as economias.

  è Desemprego – É um fenômeno econômico porque significa que a economia não está tendo condições de aproveitar toda a capacidade produtiva e o trabalho é parte dessa capacidade produtiva, não sendo só maquinas e empresas, mas todas as pessoas que tem condições de trabalho. Porque é por meio do trabalho que vamos transformar a matéria prima em algo que vá atender a necessidade das pessoas.

Todas as economias tem uma certa parcela de nível de desemprego, no Brasil, passamos por um período denominado de “pleno emprego”, ou seja, aquele período onde o nível de desemprego da população não passa de 4 a 5%. Já na Europa o quadro é totalmente diferente, onde cerca de 25% não tem emprego.

  è PIB (Produto Interno Bruto) – Soma de todos os bens que o País produz. Algo que ocorre em um período de tempo. Então tudo aquilo que o País produz de bens e serviços em um ano. O PIB é uma variável extremamente importante por utilizar-se para uma série de análises econômicas, usado também para se comparar com outros países para ver se o país está ou não crescendo. O crescimento econômico tem que ser maior que o crescimento populacional, a ponto desse crescimento econômico também representar o crescimento de riqueza das pessoas. Lembrando que o PIB representa o indicador de riquezas DO PAÍS e não de toda a sociedade. Quando o PIB cresce e a população não acompanha, isso é bom, porque a qualidade de vida dessa população tende a melhorar, tende a ser mais rica.

  è Divida Externa – Quando o Estado deve em função de créditos que ele foi tomando no mercado ao longo do tempo. Para o Estado efetuar o pagamento dessas dívidas, se elas forem muito altas, ele demite funcionários, inflaciona os produtos e serviços, tentando desesperadamente arrecadar dinheiro para pagar essas dívidas.

O Brasil já enfrentou uma situação parecida com essa na década de 70/80, onde o Estado brasileiro teve que se reformar. Hoje, o Brasil já não sofre mais esse tipo de problema.

  è Déficit Fiscal/ Superávit Fiscal - trata-se da situação financeira do governo, porque o governo arrecada por meio de impostos (e que pelo que se vê no Brasil, não são poucos), mas por outro lado, o Estado também tem gastos. Essa relação, arrecadação e gastos tem um resultado que pode ser positivo, mas também pode ser negativo, são os resultados fiscais ou os resultados orçamentários (porque trata dos orçamentos do governo, assim como nós tratamos dos nossos próprios orçamentos.).

Quando vai havendo novas dívidas, significa que há o déficit, e quando há sobras de valores, há superávits.
As pessoas hoje reclamam muito da carga tributária não porque pagam muito, mas porque não recebem nada de volta. Por isso, quando pagamos esses tributos, já sabemos que não irão nos ajudar em muita coisa e que teremos que recorrer a instituições privadas.

  è Exportações e Importações – quanto mais o país exporta, melhor é para o país. O ideal na verdade é sempre tentar exportar mais do que importar, pois desta forma, estará entrando mais dinheiro no país, e não somente saindo. Claro que importar é muito importante também porque o país nem sempre tem tudo o que é necessário para as pessoas, então tem que comprar de fora.

  è Previdência Social – O famoso INSS, ou seja, aquelas pessoas que durante toda a vida profissional contribuirão para o INSS tem direito depois a aposentadoria publica. Infelizmente, essa aposentadoria está naquele sistema de regressão (deficitária), ou seja, com o passar dos anos o salário vai diminuindo, por isso muitos fazem uma aposentadoria privada.  

  è Taxa de Jurus – Quando as pessoas tem que comprar algo, mas não tem aquele dinheiro na hora. Então, essas pessoas se submetem a fazer um empréstimo e depois ir pagando uma taxa de jurus. Esse dinheiro poderia gerar riquezas, mas pelo que o professor disse esses jurus não trazem vantagens para o país com relação ao desenvolvimento. – Podemos denominar isso como o empobrecimento da pessoa ao longo do tempo.

  è Taxa de Cambio – Como hoje temos uma economia muito aberta, temos muito mais conforto do que no passado, porque temos acessos a produtos e serviços que até então não tínhamos. Empresas vieram pra cá, pudemos importar bens, entre outras as coisas. Todos usamos coisas importadas, é inevitável.

Essa taxa de cambio interfere no nível de emprego do país, pois quando a nossa taxa está muito alta, ou seja, a moeda está muito desvalorizada, o país consegue exportar mais, e isso é bom por gerar empregos, por outro lado é ruim, pois reduz a possibilidade das pessoas de usarem os produtos importados.

Quando a nossa moeda fica valorizada é bom, pois os produtos importados ficam muito baratos, entretanto, a produção nacional não consegue acompanhar os preços dos importados, e isso é muito perigoso, pois dessa forma, as empresas nacionais podem acabar indo a falência.

  è Crise financeira econômica – Com relação a valores tributários

  è Bolsa de Valores – Envolvem vendas de papéis na bolsa como ações e outros tipos de títulos. Aquele esquema de quando a empresa precisa de dinheiro, vende alguns de seus títulos, algumas ações para poder investir na empresa.

  è Impostos

  è Etc

Ciência Econômica à como ciência tem um Objetivo – Analisar problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Lembrando que tudo está direcionado ao bem estar geral da população/ sociedade, então a ciência econômica de maneira geral tem o propósito de verificar quais são os problemas que acontecem na esfera econômica propondo soluções para isso, para que se consiga melhorar ou criar um melhor bem estar geral da sociedade (resumindo: Soluções de problemas para melhorar a qualidade de vida das pessoas).

Conceito de economia à É uma ciência social porque ela deriva da vida em sociedade. Os seres humanos se diferenciam dos demais animais, porque os seres humanos se organizam em sociedade e tem uma relação com a natureza diferenciada com relação aos outros animais (diferenciada porque sempre tiramos tudo o que dá para tirar da natureza objetivando suprir as nossas necessidades).

É uma ciência social que estuda como a sociedade decide empregar recursos produtivos escassos na produção de bens de serviço a fim de satisfazer as necessidades humanas, cabe salientar que essa sociedade se organiza de uma forma a atender essas necessidades humanas. Essa relação de empregar recursos escassos, são recursos que não se tem em abundancia em razão disso são classificados como escassos.

As necessidades humanas são muito dinâmicas, sendo modificadas ao longo do tempo. A necessidade de um grupo de um determinado tempo pode ser diferente de outro grupo em um outro determinado tempo, sendo que se pode levar em conta também a localização geográfica, o tipo de sistema econômico etc.

Tipos de necessidades humanas à divididas em 2: necessidades do indivíduo (nós/ pessoas enquanto indivíduos) e necessidades da sociedade de maneira geral em razão do ser humano/ dos indivíduos organizarem a sociedade.

Necessidades dos Indivíduos – algumas necessidades que são maturadas para se manter vive, como por exemplo comer, onde há todo um mercado econômico envolvido que tem por objetivo atender a essa necessidade.

Necessidade Social – Deriva mais da nossa convivência em grupo, como por exemplo a festa de casamento. Quando as pessoas casam, geralmente querem dar uma festa em função da questão social, onde algumas pessoas podem ser mais afetadas e outras nem tanto. Mas geralmente esse ritual se dá por conta de que vários outros casais (praticamente todos) gostam e fazem esse ritual ao casar.

Necessidade Coletiva – É aquela necessidade que todo mundo tem, aquela necessidade que é tão importante, mas tão importante, que é fornecida de forma publica a todas as pessoas. Podendo partir de um individuo e atingir toda a sociedade. Ex.: Transporte – facilidade de se locomover. Todos precisam, logo, será implantado sistemas para que tudo funcione perfeitamente.

Ai temos também as necessidades básicas e as necessidades secundárias. Existem países que dão preferencias em atender as necessidades básicas humanas, deixando um pouco de lado as secundárias. Esses geralmente são os países mais pobres. As necessidades secundárias começam a surgir quando as necessidades básicas já estão resolvidas.

As Necessidades humanas são ilimitadas, sendo renovadas cotidianamente e continuamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! É importante o seu comentário para que possamos melhorar a qualidade do blog e assim fazer com que seja algo mais completo!